O Claude se sobressai no processamento de grandes conjuntos de dados, graças à sua capacidade de lidar com janelas de contexto. A interface oferece opções de estilos predefinidos e personalizados, além de permitir o carregamento de arquivos (incluindo imagens). 

Alguns dos diferenciais do serviço são: a ativação de "Artefatos" para gerar conteúdo como código e gráficos em uma janela separada e sugestões de chat para análise de dados. Você pode, por exemplo, criar gráficos legíveis a partir de dados e lidar com diversos formatos de arquivos.

Na prática, você pode utilizar várias estratégias para otimizar os resultados. Algumas incluem: uso de tags XML para separar instruções do conteúdo; adoção de um tom conversacional e detalhado, o fornecimento de exemplos de formatação para orientar a resposta e atribuir um papel específico ao Claude para contextualizar melhor a tarefa.

Também é recomendável pedir que a IA "pense antes de responder", dividir tarefas complexas em etapas menores e utilizar o encadeamento de prompts para lidar com demandas mais elaboradas.

Especificamente em relação aos negócios, é possível encontrar suporte para análise de mercado, pesquisa de preços, pesquisa de palavras-chave e desenvolvimento de planos de negócios, fornecendo insights sobre tendências, análise de concorrência e projeções financeiras.

A seguir, você encontra um guia voltado para a criação de prompts eficazes.

Passo a passo para utilizar o Claude de forma eficaz

Acesso à plataforma
Acesse o Claude AI diretamente pelo navegador web ou via app (iOS e Android).

Interface
Como outros serviços, há uma caixa de texto para inserir comandos e opções de estilos de resposta (o estilo padrão costuma ser suficiente para a maioria dos casos).

Upload de arquivos (Opcional)
Para fornecer contexto adicional ou realizar análises, utilize a função de upload — são aceitos diversos formatos, com limite de até 30 MB por arquivo (máximo de 20 arquivos por interação).

Configuração (Para análise de dados)
  • Conectar Google Drive (Opcional): Integre sua conta para acessar arquivos diretamente.
  • Ativar ferramentas de análise: Habilite sugestões para arquivos CSV e, se disponível, o recurso de visualização para dados carregados.

Elaboração de prompts eficazes

  • Use Tags XML: Para instruções mais complexas, use tags <instructions> para separar claramente as orientações do restante do contexto.
  • Seja conversacional e detalhado: Descreva bem o que deseja e forneça todas as informações relevantes.
  • Oriente a formatação: Se desejar uma estrutura específica (lista, tabela, parágrafos), inclua exemplos no prompt.
  • Atribua um "papel": Oriente o Claude a desempenhar uma função, como "Atue como um analista de mercado".
  • Demande raciocínio: Solicite que ele explique o pensamento antes da resposta final ("Pense passo a passo e então responda...").
  • Divida tarefas complexas: Quebre problemas grandes em etapas menores e aborde cada uma separadamente.
  • Use o encadeamento de prompts: Para tarefas em múltiplas etapas, continue a conversa com base nas respostas anteriores.

Utilização do recurso de artefatos
Ao solicitar a criação de códigos, textos ou gráficos, os resultados aparecerão em uma janela separada (“Artefatos”), na qual é possível interagir e solicitar edições.

Análise de dados
Claude pode processar arquivos de dados (como CSVs), gerar visualizações (gráficos de funil, segmentação, entre outros) e oferecer insights diretamente abaixo dos gráficos.

Recurso de projetos (Serviço pago)
Para manter o contexto em tarefas contínuas ou em múltiplos chats, use a função “Projetos”, que permite organizar e reter informações por sessão ou tema.