Estudar de forma eficaz não representa apenas passar horas com um livro, mas sim adotar estratégias inteligentes que maximizem o tempo e seu potencial. 

Preparativos

Organize o ambiente de estudo

Comece preparando o local onde estuda. Escolha um espaço tranquilo, bem iluminado e livre de distrações. Mantenha seu material de estudo, como livros, cadernos e materiais de escrita, à mão. Ter um ambiente organizado ajuda a manter o foco e a produtividade.

Mantenha a constância 

Estabeleça um horário regular para estudar. Ter uma rotina de estudos auxilia a treinar seu cérebro para estar mais receptivo durante esses momentos. Certifique-se de incluir pausas curtas para descanso e relaxamento, para evitar o esgotamento.

Organize o material de estudo

Use marcadores, post-its e etiquetas para destacar informações importantes em livros e anotações. Se preferir, pode utilizar aplicativos para isso. Ter um sistema de organização conectado ajuda a localizar rapidamente o que você precisa quando estiver estudando ou revisando posteriormente.

Estratégias

Use técnicas de aprendizado ativo

Em vez de simplesmente ler ou copiar informações, adote técnicas de aprendizado ativo. Isso inclui fazer resumos, criar mapas mentais, ensinar o material a alguém (mesmo que seja a si mesmo) e resolver problemas relacionados ao conteúdo. Essas estratégias envolvem seu cérebro de maneira mais profunda e tornam o aprendizado mais eficaz.

Técnica Pomodoro

Estude de forma focada por 25 minutos. Depois, faça uma pausa de 5 minutos. Após realizar 4 sequências de estudo, descanse por mais tempo (15-30 minutos). 

Método Cornell

Divida as folhas do caderno em três áreas, sendo duas verticais e uma horizontal. As duas primeiras serão verticais. A primeira será destinada a tópicos principais e perguntas. A seção seguinte deverá ser preenchida com suas anotações. Por fim, o espaço horizontal ocupará a parte de baixo da página com resumos. 

Revisão espaçada

Reencontre o mesmo conteúdo, mas sempre aumente o intervalo entre cada sessão de estudo. 

Técnica SQ3R

Você deve realizar cinco passos: Survey (pesquisar a tema), Question (elaborar questões), Read (ler com atenção), Recite (repetir o conteúdo) e Review (revisar o material).

Esquemas conceituais

Apresente o conteúdo de forma visual. Você pode criar, por exemplo, diagramas para cada tópico estudado. 

Autoteste com flashcard

Crie cartões com perguntas e respostas. Na frente, insira questões sobre os principais conceitos e tópicos. No outro lado, coloque o gabarito. 

Método Robinson

Caminho para a aprendizagem com vários desdobramentos, que estão representados na sigla EPL2R. "E" remete a explorar: identifique boas fontes de informação e leia esse conteúdo sem profundidade. "P" representa a elaboração de perguntas. "L" simboliza a leitura com foco do conteúdo. Como complemento, você pode destacar trechos e elaborar esquemas visuais. O primeiro "R" indica revisar o material. Deve ser feito logo após a leitura anterior, enquanto o assunto está recente. Você pode elaborar resumos, fichamentos e listar as dúvidas geradas. Por fim, consulte todo o material que elaborou. Identifique dúvidas remanescentes e conceitos que não explorou devidamente. 

Método SQ4R

Trata-se de uma versão aditivada do método SQ3R, pois inclui um passo adicional, refletir. Após pesquisar (survey), questionar (question), ler (read), recitar (recite) e revisar (review) o conteúdo, você deve fazer uma leitura crítica do material (reflect).

Revisão por voz 

Grave explicações em áudio sobre os temas estudados. Escute o material depois para reforçar a aprendizagem. 

Intercalação

Use mais de uma estratégia para assimilar o conteúdo. Você pode alternar entre dinâmicas e materiais distintos, como ler um livro, resolver questões, acessar conteúdo interativo, dentre outras alternativas. 

Mnemônicos

Use técnicas que ajudam a memorizar. Você pode criar acrônimos (termo formado pelo início de outras palavras) ou estabelecer associações com a sua realidade. 

Mapas mentais

Organize visualmente um assunto e os temas relacionados a eles. A estrutura apresentará um conceito central e ramificações para ideias correlatas. 

Método Blurting

Defina um assunto para explorar. Após a leitura do texto, anote tudo que conseguiu assimilar. Depois, identifique as lacunas entre o que estudou e o que lembrou. Em seguida, complemente as anotações. Repita o processo até absorver o assunto. 

Palácio mental

Imagine um ambiente. Você pode optar por um local que já conhece, como sua casa. Associe conceitos a áreas específicas desse espaço. Passeie pelo local várias vezes para fixar o conteúdo. 

Bed-blitz learning

Antes de dormir, revise o conteúdo que estudou durante o dia. Na manhã seguinte, logo após acordar, revisite o conteúdo explorado à noite. 

Diagrama de Venn

Desenhe dois círculos que se interligam. Cada círculo trará um conjunto de informações específicas. Na área em que os círculos se sobrepõem, insira o que há de comum entre eles. Assim, você conseguirá compreender semelhanças e diferenças.

Projetos

Procure aplicar de forma prática o que estudou. Você pode simular experiências, apontar soluções para questões atuais etc.

Simulado

Selecione questões que já foram utilizadas em provas. Você pode utilizar processos seletivos de concursos já realizados, por exemplo. Resolva as questões sem consultar sobre o assunto e dentro de um intervalo de tempo que seria o mesmo do teste real. 

Orientações complementares

Mantenha-se ativo fisicamente

A atividade física não é apenas boa para o corpo, mas também para a mente. Durante os estudos, faça pausas curtas para esticar o corpo e oxigenar o cérebro. Mas é necessário ir além. A prática regular de exercícios, como frequentar a academia ou correr, ajuda a manter sua energia e concentração durante os estudos.

Evite a procrastinação

Para superá-la, divida as tarefas em partes menores e mais gerenciáveis. O grande desafio muitas vezes não é continuar estudando, mas sim dar o passo inicial. Uma sugestão é começar com a tarefa que parece menos desafiadora e, uma vez iniciada, é mais provável que você continue focado nos estudos. 

Mantenha o foco

Evite distrações, como redes sociais e dispositivos eletrônicos, enquanto estiver estudando. Use aplicativos ou técnicas de bloqueio de sites se necessário. Aprenda a se concentrar em uma tarefa de cada vez.

Trilha sonora

Estudar com música pode tornar a experiência mais prazerosa e focada! Escolha canções instrumentais suaves, como música clássica, jazz, ambiental ou sons de jogos eletrônicos antigos. Assim, evitará distrações. Use fones de ouvido confortáveis para criar uma atmosfera ainda mais imersiva. Porém, não abuse desse recurso, pois pode prejudicar a audição. Saiba como usar fones de ouvido zelando pela saúde auditiva

Utilize recursos de apoio

Isso pode incluir a ajuda de professores, tutores, grupos de estudo na faculdade ou recursos online. 

Imagem via Flickr