"[O jovem] precisa experimentar todas as possibilidades de movimento para desenvolver habilidades físicas. Hoje tem menos oportunidade de fazer isso. Estamos criando uma geração de analfabetos motores."
Acima, depoimento de Luiz Roberto Rigolin, doutor em educação física e autor do livro Desempenho Esportivo: Treinamento com Crianças e Adolescentes. O especialista destaca que o desenvolvimento motor é essencial para os jovens. Ao se movimentar, eles exploram o mundo ao redor, melhoram a saúde cardiovascular, favorecem a qualidade do sono, desenvolvem habilidades como coordenação, equilíbrio e força, além de fortalecer os ossos e músculos.
Há outros ganhos, como aumento da autoestima, redução do estresse e ansiedade e maior assimilação da importância de manter hábitos saudáveis.
A prática regular de atividade física é fundamental para uma vida saudável, seja ao ar livre ou em academia. Mas qual a quantidade ideal de exercício físico? A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que adultos façam pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana ou 75 minutos de atividade física vigorosa por semana. Crianças e adolescentes devem realizar pelo menos 60 minutos de atividade física moderada ou vigorosa.