Artitude, zentusiasmo e aventurismo


Você já se perguntou como algumas ideias e opiniões parecem prevalecer nas redes sociais, muitas vezes moldando debates e influenciando decisões? A resposta pode estar em uma técnica conhecida como "avalanche de consenso", desenvolvida há quase três décadas por Gianroberto Casaleggio, um ex-engenheiro da Olivetti. O tema foi debatido em coluna recente do jornalista Pedro Doria

A premissa é simples: ao controlar um pequeno número de perfis falsos, é possível influenciar a opinião pública em grande escala. Ao inundar as redes sociais com mensagens e comentários direcionados, esses perfis criam a ilusão de um consenso generalizado em torno de determinado assunto. A psicologia humana entra em jogo: tendemos a concordar com o que parece ser a opinião da maioria.

Essa técnica se aproveita da nossa tendência a formar "bolhas" nas redes sociais, nas quais somos expostos principalmente a conteúdos que corroboram nossas crenças pré-existentes. Ao manipular essas bolhas, é possível reforçar vieses e polarizar debates.

Mas como isso funciona na prática? Agências especializadas podem ser contratadas para coordenar campanhas de desinformação, utilizando múltiplos perfis falsos para disseminar notícias falsas, teorias da conspiração e ataques. Ao criar uma onda de posts negativos sobre um indivíduo ou uma ideia, essas agências podem minar a reputação de seus alvos e influenciar a opinião pública.

E como você pode evitar isso? Para navegarmos de forma autônoma pelas complexidades da era digital, é fundamental cultivar o senso crítico. Ao cultivar a habilidade de questionar, buscar diferentes pontos de vista e desconfiar de informações que geram emoções fortes, fortalecemos nossa autonomia e tomamos decisões mais assertivas.

Imagem via Flickr

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