Artitude, zentusiasmo e aventurismo



“Estudantes podem ser atraídos justamente pelo apelo do novo e desconhecido. O aspecto mais excitante do futuro do jornalismo cultural é que ele será híbrido, se alimentará de várias fontes de inovação e energia. Crítica e reportagem serão financiadas através de publicidade, licenciamento, redes sociais, doações, locação de espaço digital, permuta etc. Limites entre escritores e o público, canais de comunicação e círculos profissionais se misturarão de forma preocupante e esperançosa. A nossa noção do que seja uma 'publicação sobre artes' ou 'jornalismo cultural' serão moldadas através de novas relações entre as artes, a mídia e o público”.

Trecho de artigo de András Szántó, especialista em estratégia cultural. Para ele, o jornalismo cultural não está acabando, mas sim migrando para a internet. Mais do que nunca, as pessoas estão lendo e escrevendo sobre cultura, por causa da web. 

Segundo o indexador de blogs Technorati, atualmente existem 185.000 blogs culturais. Há os mais focados em crítica, outros em trazer as novidades do setor. Ao dar voz a temas e perspectivas locais, muitas vezes negligenciados pelos grandes meios, esses blogs desempenham um papel fundamental na construção de uma narrativa mais completa e representativa da comunidade.

Enquanto András Szántó celebra a democratização do acesso à informação cultural através de blogs, Juan Cruz alerta para os desafios enfrentados por novos artistas em um cenário cada vez mais competitivo. Cruz é um jornalista espanhol que participou do 1º Congresso de Jornalismo Cultural, realizado em maio, em São Paulo.

A massificação do conteúdo cultural, por um lado, oferece mais oportunidades para a divulgação de novas ideias e talentos. Por outro lado, a dificuldade de se destacar em meio a tantos conteúdos pode ser um obstáculo para muitos artistas. Por isso, Cruz acredita que “os cadernos de cultura estão ficando todos iguais. Os nomes reverenciados são sempre reverenciados e a novidade tem pouco espaço. Isso é um fenômeno mundial.”

Foto via Flickr de Ben Heine

Pesquisar este blog

Tecnologia do Blogger.