A Nintendo retornou aos bons tempos com o Wi e o DS. O primeiro é um console de mesa que tem um controle que responde ao movimento. Já o último é um portátil, com tela sensível ao toque. Apesar de ter mais de 3 anos de lançamento, ainda mostra fôlego. No Japão, vende mais que todas as outras plataformas juntas.

Uma das opções mais interessantes é “Brain Age”. Trata-se de um jogo de estimulação cerebral. Sua proposta é treinar a mente através de desafios. Ele é baseado nos estudos de Ryuta Kawashima (que aparece no jogo, inclusive), um dos maiores estudiosos sobre as diferentes partes do cérebro.

Foi Kawashima quem elaborou o programa de treinamento do jogo. Segundo ele, assim como qualquer músculo do nosso corpo, o cérebro deve ser treinado diariamente. Com isso, o sangue fluirá mais ativamente pelo cérebro, melhorando seu desempenho.

Feito um teste inicial para determinar a atual idade cerebral do jogador, a proposta do jogo é propor novos desafios continuamente. Através da prática, seria possível melhorar o rendimento cognitivo. O objetivo é atingir 20 anos de idade cerebral.