Artitude, zentusiasmo e aventurismo

 

O consultor Jeremiah Owyang defende que o e-mail foi a primeira rede social na web. Até hoje, seria a maior. O Hotmail possui 375 milhões de contas ativas; o Yahoo mail têm 280 milhões. Como comparação, o Facebook, a maior rede social online, possui 250 milhões de usuários.

Os webmails, aliás, cada vez mais aglutinam características de sites de relacionamento. No Hotmail, você pode centralizar os perfis que mantém em diversas redes sociais, como o Twitter. Já o Gmail é uma espécie de Firefox dos webmails: você pode colocar diversos aplicativos.

 Outra de se aproximar das redes sociais é aglutinar a interação que ocorre nesses espaços. Atualmente, muitas informações da web 2.0 são enviadas para o seu endereço eletrônico. Mensagens escritas no seu perfil no Orkut e Direct Messages do Twitter são recebidas na caixa do correio virtual, sem que seja necessário entrar nos sites desses serviços.

Particularmente, aprecio utilizar correio eletrônico. Acho curioso quando se comenta que o recurso está em declínio por causa das redes sociais. Sempre que me cadastro em um novo site de relacionamento, é necessário informar um e-mail. Aliás, meu Gmail, por causa do generoso espaço disponível, ganhou outra utilidade: virou meu becape online. 

Acredito que o e-mail seja a ferramenta web mais útil em termos de produtividade: é um dos recursos online mais utilizados; a pessoa lê quando for mais adequado (diferente de uma ligação, que pode quebrar a concentração de uma atividade); seu acesso é simples — nas “ nuvens”, no computador, no celular —; possibilita enviar arquivos em anexo que ajudam a complementar a informação; exibem confirmação de leitura quando a mensagem foi aberta por quem recebeu (o que irrita algumas pessoas e não é útil se você optar por webmails) e não é necessário autorização prévia para enviar mensagens.

Outra virtude é a integração desse meio de comunicação. Diversos serviços de e-mail são compatíveis. Você pode trocar mensagens, facilmente, entre webmails (Yahoo Mail) e programas específicos para leitura de endereço eletrônico (Outlook, da Microsoft e Thunderbird, da fundação Mozilla).

Evidentemente, e-mails não são ferramentas perfeitas. Para enviar spams, é o ambiente preferido. Ademais, ainda podem evoluir bastante. O Google Wave propõe novas possibilidades.

Imagem via Flickr de Mzelle Biscotte

Pesquisar este blog

Tecnologia do Blogger.