Artitude, zentusiasmo e aventurismo

 

A compilação de lados B e raridades do Pearl Jam proporciona uma viagem pela história da banda através de rotas menos conhecidas. Músicas como 'Yellow Ledbetter' e 'Let me Sleep' já são clássicas, mas é em faixas como 'Footsteps' que a gente descobre a versatilidade do Pearl Jam. A letra da canção é simplesmente honesta. 

A comparação com uma confissão divina, comentário sobre a voz de Vedder feito pela Rolling Stone na resenha do disco "No Code", se encaixa aqui. O trecho 'I did a what I had to do / If there was a reason, it was you' resume a jornada de autoconhecimento e arrependimento que poucos artistas conseguem transmitir.

 

Aliás, "Footsteps" encontra os primeiros passos da formação do Pearl Jam. A história do grupo se inicia com a criação de demos instrumentais por Stone Gossard, Mike McCready e Jeff Ament. Com a intenção de encontrar a voz que complementaria a sonoridade da banda, as demos foram distribuídas.

Foi em San Diego que a fita chegou às mãos de Eddie Vedder. Ao ouvir as músicas, o músico escreveu letras que se encaixavam na parte instrumental. Impressionados com o resultado, Gossard e Ament convidaram Vedder para uma audição em Seattle. Entre as faixas gravadas estavam "Alive" e "Footsteps".

Lost Dogs, Pearl Jam
Disco 1
1. All Night
2. Sad
3. Down
4. Hitchhiker
5. Don't Gimme No Lip
6. Alone
7. In the Moonlight
8. Education
9. Black, Red, Yellow
10. U
11. Leavin' Here
12. Gremmie Out of Control
13. Whale Song
14. Undone
15. Hold On
16. Yellow Ledbetter

Disco 2
1. Fatal
2. Other Side
3. Hard to Imagine
4. Footsteps
5. Wash
6. Dead Man Walking
7. Strangest Tribe
8. Drifting
9. Let Me Sleep
10. Last Kiss
11. Sweet Lew
12. Dirty Frank
13. Brother
14. Bee Girl

Pesquisar este blog

Tecnologia do Blogger.