GTD (Get Things Done), a arte de fazer acontecer

Você conhece o sistema de produtividade pessoal GTD (Get Things Done)? Acima, o próprio criador do método, David Allen, explica a funcionários do Google como o sistema funciona.
Para se aprofundar sobre o tema, recomendo o ótimo livro de Allen, A Arte de Fazer Acontecer. A premissa do método é simples: não tente controlar o tempo, gerencie sua mente.
Abaixo, alguns tópicos desse sistema de autogestão:
  • É fácil perder o controle da sua própria rotina porque tentamos gerenciar tudo só de memória e não temos um sistema adequado para desopilar a mente e gerenciar processos.
  • Não precisamos de mais organização rígida e sim de flexibilidade e capacidade de responder rapidamente aos problemas.
  • O conceito de “mente como água”, inspirado nas artes marciais. Sem reações exageradas ou inadequadas, precisamos fazer o que é necessário, sem sofrer por antecedência ou superdimensionar problemas.
  • É necessário estar presente no momento e manter a concentração. Ficamos boa parte do tempo distraídos, seja rejeitando a realidade ou tentando evitá-la. Assim, acabamos mais ocupados ainda e, pior, sem resolver as pendências.
  • É necessário equilibrar controle com uma perspectiva mais ampla da sua vida e trabalho.

Dica do blog Magaiver