Artitude, zentusiasmo e aventurismo

Nesse século, o mundo percebeu que iríamos mais longe se mudássemos a forma como circulamos. De forma gratuita ou com valores bastante convidativos. Desde então, vária localidades começaram a adotar projetos de bicicleta compartilhada.

Seguindo no mesmo fluxo, Brasil também passou a incentivar a bicicleta como modal de transporte. Em 2010, João Pessoa-PB, uma das cidades mais verdes do país, inaugurou seu serviço de locação de bicicletas. Aliás, foi a primeira capital nordestina a contar com um sistema de bicicletas públicas.

A bicicleta, inclusive, pode ser uma excelente alternativa para complementar o transporte público, mas para isso é preciso criar um sistema integrado e eficiente. Não adianta incentivar o uso da bicicleta se os ônibus e metrôs continuarem superlotados e com rotas limitadas. É preciso pensar em como integrar esses diferentes modais para oferecer aos cidadãos opções de transporte mais completas.

Para que mais pessoas utilizem bicicletas como meio de transporte, é fundamental investir em infraestrutura cicloviária adequada, como ciclovias e ciclofaixas. Infelizmente, muitas cidades ainda priorizam o transporte automotivo, e a criação desses espaços exclusivos para ciclistas só acontece após muita pressão da sociedade.

A Holanda, um dos países com maior número de ciclistas e um dos mais seguros para pedalar, construiu essa realidade a partir de uma intensa mobilização popular. A pressão da sociedade civil foi fundamental para que o governo implementasse políticas públicas que incentivassem o uso da bicicleta e investissem em infraestrutura cicloviária

Para incentivar o uso da bicicleta, empresas e governo precisam trabalhar em conjunto. As empresas podem contribuir ao produzir bicicletas dobráveis mais acessíveis, com preços reduzidos através de incentivos fiscais. O governo, por sua vez, deve investir em infraestrutura cicloviária e na integração dos transportes, permitindo que os cidadãos complementem o trajeto de bicicleta com outros modais, como o metrô. Além disso, é fundamental garantir a segurança dos ciclistas, tanto no trânsito quanto com ações de policiamento.

O problema está na prioridade que o Estado dá ao transporte individual. Ao oferecer incentivos à indústria automobilística e investir massivamente em infraestrutura viária, o governo acaba desequilibrando a oferta de transporte, privilegiando os carros em detrimento de outras modalidades mais sustentáveis, como a bicicleta. Além disso, a cobrança de impostos sobre a posse de veículos, e não sobre o seu uso, incentiva a compra de carros e contribui para o congestionamento urbano.

Imagem via Flickr

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No ano passado, a revista Trip se debruçou sobre as vantagens das bicicletas. Coisa de gente “alternativa”? Hoje até os executivos são ciclistas.

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Depois de dez anos de grandes investimentos em infraestrutura, Nova York aumentou em 289% o número de ciclistas da cidade. Para comemorar o fato, eles lançaram um vídeo



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