“Where the Streets Have No Name”, “I Still Haven’t Found What I’m Looking For” e “With or Without You”. Essa sequência de hinos abre “The Joshua Tree”, disco do U2 que completou três décadas nesse ano. Para comemorar a data, a banda relançou o clássico e vem apresentando o disco numa turnê bem-sucedida que chega hoje a São Paulo. Se “The Joshua Tree” é revisitado, a banda prefere esquecer outro título da sua discografia.
Segunda metade da década de 1990. No auge do techno, grandes artistas lançaram discos influenciados por batidas eletrônicas. “Earthling” (1997), de David Bowie e “Ray of Light” (1998), de Madonna, são alguns exemplos.
“Pop” (1997), do U2, álbum que completou 20 anos no dia 3 de março, foi um dos projetos mais polêmicos do período. De cara, a banda foi criticada por realizar uma entrevista coletiva num supermercado. O U2 também tropeçou no início da turnê PopMart. Show errático em Las Vegas, problemas na venda de ingressos… Até um especial sobre a turnê atraiu pouca audiência nos EUA.
A turnê também promoveu shows importantes. Como a primeira passagem da banda pelo Brasil (apresentação empolgante e problemática). O U2 também se tornou a primeira banda a tocar em Sarajevo, após o final da Guerra da Bósnia.
Atualmente, a banda evita tocar músicas desse disco nos shows. Pena. O álbum é repleto de ótimos singles, como “Discotheque”, “Staring At The Sun”, “Last Night On Earth” e “Please”, cujo belo clipe você confere abaixo.