Artitude, zentusiasmo e aventurismo


Anda preocupado com a precarização do emprego? Melhor se preparar para os novos tempos. A tecnologia ainda vai dar muito trabalho. No mal sentido: a terceirização será tomada pelas máquinas.
A Folha comenta o livro “Rise of the Robots”, de Martin Ford. A obra aborda os impactos da automação no mercado de trabalho.

Viajar no tempo para destruir a Skynet não resolverá a questão. De fato, não precisamos recuar ou avançar o relógio: uma possível solução já existe. Se é contra programas de transferência de renda, como o bolsa família, talvez seu futuro dependa de iniciativas do tipo. Para Ford, implementar o “dividendo cidadão”, um ajuda mensal para todos os adultos, seria a solução. 

Antes de caracterizá-lo como luddista, confira suas ideias. Ford argumenta que a atual revolução tecnológica é única, ao passo que a maioria dos economistas a compara com transições anteriores, como a da agricultura para a indústria. Enquanto os economistas acreditam que a história se repetirá, com trabalhadores sendo realocados para novos setores, Ford aponta que a automação atual ameaça um leque muito mais amplo de empregos, especialmente aqueles que envolvem trabalho intelectual. 

Essa substituição da força de trabalho por máquinas, ao concentrar a riqueza em poucas mãos, enfraquece a classe média e, consequentemente, a demanda, o principal motor do crescimento econômico. A soma desses fatores poderia gerar sérias implicações para a estabilidade social.

Pesquisar este blog

Tecnologia do Blogger.