Artitude, zentusiasmo e aventurismo

 

“Estamos vivendo um período tecnológico e cultural singular. E, quando chegamos a momentos como este, é uma responsabilidade de quem sonha com um novo mundo torná-lo sedutor e positivo o bastante para atrair aquelas pessoas que ainda vivem no velho mundo. Acho perigoso ver esta relação como uma luta. Este novo mundo é cada vez mais interessante para artistas e criadores, porque oferece novos modos de distribuição, um imenso público e formas renovadas de obter reconhecimento, apoio, por meio de novos modelos de negócio que estão surgindo. Precisamos lembrar que no mundo antigo nem tudo é perfeito. É nosso dever encontrar novos caminhos, para que mais pessoas possam se expressar e alcançar público.”

Jamie King, diretor do documentário Steal This Film (Roube esse filme), em entrevista ao jornal Folha de São Paulo. O filme analisa os conflitos envolvendo os novos caminhos do direito autoral. É possível fazer download gratuito da obra. Abaixo, você confere a versão 2.5 do filme.

King também participa do projeto Vodo, que distribui filmes gratuitamente.

Outro documentário que versa sobre o tema é RIP: a Remix Manifesto, disponível não apenas para download gratuito, mas também para ser modificado por outras pessoas.

O jornalista Matt Mason, autor do livro The Pirate’s Dilemma, acredita que o que caracterizamos hoje como pirataria vai se tornar legal. Ele defende, inclusive, que a indústria de entretenimento, atualmente contrária ao compartilhamento de arquivos entre fãs, já se apropriou de ideias alheias para criar novos modelos de negócios. Hollywood e a indústria fonográfica são bons exemplos.

Pesquisar este blog

Tecnologia do Blogger.